POSTAGENS RECENTES!

28 de julho de 2011

Dúvida na alfabetização


A equipe pedagógica da EITD recebeu, via e-mail, uma dúvida sobre alfabetização. Preservamos o nome da pessoa que enviou, afim de publicarmos nossa resposta:

Boa Tarde,
Vi no blog de vocês uma matéria sobre escrita espelhada, e estou com um "problema" em casa.
Minha sobrinha, tem 5 anos e é canhota. Ela escreve de trás pra frente mais as letras não são espelhadas. Ela começa a frase do final para o começo não alterando a ordem das letras nem o formato delas. EXEMPLO: para escrever ESCOLA, ela começa pelo A, no entanto ela já coloca o A no final mais ou menos assim: _ _ _ _ _ A e depois _ _ _ _ L A e depois _ _ _ O L A... e assim sucessivamente. De forma rápida e natural. O cerebro dela organiza a palavra ao contrario no entanto apesar de escrever de tras pra frente as frases são completas sem letras espelhadas.
Isso é algum problema? O que devo fazer?
Espero ter sido clara na explicação.
Espero ansiosa pela resposta pois estou angustiada com medo dela ter algum problema no aprendizado.

RESPOSTA:

Prezada "Fulana",

É um tanto incerto darmos uma resposta precisa em relação à sua dúvida, pois não conhecemos pessoalmente sua sobrinha. Mas levando em consideração os pontos apresentados em sua explicação, aparentemente não há motivos para preocupações, pois sua sobrinha é bastante nova; essa questão seria preocupante se ela tivesse por volta de 8 ou 9 anos.

O fato de ela ser canhota não interfere em sua aprendizagem e provavelmente ela não esteja ainda alfabetizada, e sim no desenrolar de um percurso.
Sua preocupação é também a de muitos pais, mas acreditamos que você deve ficar tranqüila e entender que a alfabetização é um processo, ou seja, se dá passo a passo, através de testagens e criação de hipóteses. Com o tempo ela própria vai se dar conta de que a maneira como inicia sua escrita não é a correta, pois através da fonética identificará que ESCOLA, por exemplo, não começa com A e sim com E.

O bom seria estimulá-la a identificar letras iniciais e depois as finais das palavras, e através de atividades que permitam a identificação da nossa forma de escrita (da esquerda para direita). Tudo de forma muito natural e espontânea, sem que a aprendizagem deixe de ser prazerosa para ela.

Lembrando que esta é uma tarefa que deve ser desenvolvida por pessoas especializadas. Neste caso, uma boa escola infantil ou um trabalho individualizado com um pedagogo seria o ideal.

Atenciosamente,

ESCOLA INFANTIL TURMA DA DISNEY

Nenhum comentário:

Postar um comentário