POSTAGENS RECENTES!

11 de junho de 2010

Sono regular está ligado a melhor aprendizado das crianças


Dormir uma hora mais cedo também favorece o desenvolvimento dos pequenos

As crianças de famílias com horários de dormir regrados desenvolvem melhor o aprendizado, de acordo com uma pesquisa da American Academy of Sleep Medicine. O desenvolvimento da linguagem, consciência fonológica e habilidades matemáticas precoce foram mais detectadas em crianças cujos pais relataram ter regras sobre a hora de ir para a cama. Além disso, dormir uma hora mais cedo contribuiu para maiores medidas de desenvolvimento.

O estudo envolveu uma amostra de cerca de oito mil crianças com quatro anos em média que completaram uma avaliação direta. Esta análise incluiu informações de entrevistas telefônicas com os pais quando o filho tinha nove meses de idade e novamente quando a criança tinha quatro anos.

Segundo os pesquisadores, as crianças pré-escolares devem ter um mínimo de 11 horas de sono a cada noite. "Definir rotinas de dormir para os filhos pode ser uma forma importante para trazer um impacto significativo sobre a alfabetização das crianças e as competências linguísticas", disse a autora do estudo, Erika Gaylor, pesquisadora de políticas da primeira infância.

Gaylor recomenda que os pais podem ajudar seus filhos a dormir o suficiente, definindo o momento adequado para ir para a cama e interagir com ele na hora de dormir por meio de rotinas, tais como contar histórias. Confira dicas do é psicoterapeuta cognitivo comportamental, Evelyn Vinocur para ajudar seu filho a dormir melhor.

- quando o bebê chorar de madrugada, aguarde. Muitas vezes ele volta a dormir sozinho. Apenas em último caso vá ao seu quarto acalmá-lo. Evite levá-lo para dormir com você. Do contrário, ele repetirá o choro todas as noites.

- carinho é bom e todas as crianças gostam. Carinho acalma!

- brincadeiras leves ao final da tarde devem ser estimuladas, principalmente as que estimulem o sono. Pois atividades muito intensas e motivadoras não devem ser praticadas muito próximo da hora de dormir, pois elas costumam tirar o sono da criança, a exemplo de videogames, internet, brincadeiras de correr, musicas eletrizantes, entre outras.

- ler uma história na hora de deitar resolve o problema pra muitos pimpolhos.

- uma conversa tranqüila com o filho, (mãe deve sentar-se próximo à cama do filho) também é muito bem recebida pela criança.

- escolha um objeto que funcione como aviso da hora de dormir. Travesseiro, fralda, brinquedo. Tem criança que faz questão de dormir com seu boneco preferido ou um bichinho de pelúcia. Não faz mal algum, ao contrário

- criar um ritual de sono é importante para muitas crianças. Vista o pijama da criança, leve-a ao banheiro, leia uma estória, faça uma oração, dê um beijo de boa noite.

- após desejar boa noite saia do quarto. Não espere a criança fechar os olhos. Ela deve aprender a dormir sozinha.

- não ter medo de dizer "não" à criança. Regra é regra e criança gosta de sentir o poder nos pais.

- nunca sinta pena do seu filho.

- apague as luzes do quarto.

- a prática de um esporte é bom pra tudo, inclusive para um bom sono.

- um copo de leite morno de vez em quando não faz mal.

- um banhozinho morno cai bem. - o lugar onde dormimos precisa refletir paz e sossego. Cores pastéis ajudam.

- musicas de dormir pra quem gosta, de vez em quando é uma boa solução.

- um ambiente tranqüilo dentro de casa é fundamental, sem isso, sem chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário